As 4 fases do processo de transformação

Quando estamos vivenciando um processo de transformação em nossas vidas, geralmente passamos por quatro fases diferentes: Dissolução, Imaginação, Implementação e Voo.

De transformação em transformação, cada fase pode durar dias, meses ou até anos, dependendo do nosso amadurecimento e desenvolvimento emocional. Se não estivermos conscientes dos processos que estamos vivenciando, podemos paralisar e experimentar grande ansiedade, medo do novo e uma forte sensação de vazio, de estar solta e perdida no nada.

As 4 FASES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

14581511_1234787566585082_654328091900912271_n

 

Fase 1 – DISSOLUÇÃO

É aqui que inicia o processo de transformação. Este é o momento em que a gente começa a sentir um incomodo que talvez nem saibamos de onde vem e porque existe, mas que sinaliza lentamente que algo precisa ser olhado com atenção e transformado. Pode surgir no formato de ansiedade, insatisfação com a rotina, vazio interior, tristeza ou até mesmo raiva de coisas que antes não incomodavam.

Passamos a sentir um desejo de mudança. Queremos algo novo, diferente, algo a mais. Esta é uma fase de confusão, que o nosso presente se dissolve. Para superar este momento, sugiro que você foque sua atenção e energia no aqui e agora, invista tempo em cuidar de si mesma, em fazer atividades que deem prazer e não se cobre por respostas. É o momento de sair da caixa e não de voltar para ela! A mudança está em gestação.

Fase 2 – IMAGINAÇÃO

Depois de sentir que o presente se dissolve, entrar em contato com seu mundo interior e aceitar as emoções negativas como medo, ansiedade e culpa como parte do processo de transformação, a nossa imaginação entra em ação. Lentamente, começam a surgir ideias, insights, intuições, pensamentos, sinais, coincidências que nos fazem ter maior clareza sobre a nova vida que desejamos daqui para a frente. Como um grande esboço. Durante esta etapa, é importante abrir tempo e espaço na rotina, estar fortemente centrada em si mesma para que essa nova realidade possa começar a emergir, como uma semente frágil que precisa ser nutrida diariamente.

Uma vez que as transformações necessárias ficam mais claras, é hora de dar forma aos novos projetos – sejam eles relacionados a sua carreira, saúde, autoestima ou relacionamentos…

FASE 3 – IMPLEMENTAÇÃO

Momento de tirar os desejos do plano teórico e iniciar a fase prática, de começar a materializar as mudanças que imaginamos para a nossa vida nas etapas anteriores. É importante ter muita clareza sobre o que você verdadeiramente deseja e porque isto é importante para a sua vida para que você não se perca durante a caminhada e tenha flexibilidade e inteligência emocional para lidar com mudanças inesperadas, dificuldades ou resistências durante o processo.

É bem comum que crenças limitadoras – como eu não consigo, não sou boa o bastante, as coisas não dão certo pra mim… – aflorem e fiquem ainda mais intensas nesse momento, para que você possa finalmente identificá-las e ressignificá-las, lembrando que crenças não podem ser deletadas, apenas substituídas por novas ideias!

FASE 4 – O VOO

A fase 4 é onde desapegamos da nossa realidade anterior de tal forma que, quando olhamos para trás, não nos reconhecemos mais naquele trabalho, relacionamento, jeito de pensar ou viver a vida. O voo é quando colhemos os frutos das fases anteriores e vivemos plenamente a nova realidade que construímos para a nossa vida.

Como nunca deixamos de fluir e nos transformar, em pouco tempo avançaremos para novos questionamentos, ainda mais profundos, que nos farão perceber que estamos constantemente transcendendo nossos próprios limites.

E você, em qual fase está? 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *